Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Compliance médico hospitalar

Qual a importância?

Publicado por Lorena Lima
há 4 anos

Ações contra profissionais da saúde e hospitais, somam 70 novas ações por dia. Há quem pense que esse crescimento é fruto apenas do conhecido erro médico. Grande engano!

À crescente busca da garantia do acesso à saúde (chamada judicialização de saúde), a baixa qualidade dos serviços, restrição as informações, informação inadequada sobre riscos, atrasos em atendimentos também ajudam a abarrotar o judiciário.

O caminho para diagnosticar problemas, evitando perdas financeiras diretas (perda de pacientes), ações judiciais (indenizações) e desgaste de imagem, de todo certo, é estar em compliance.

E o que significa estar em “Compliance”? Importa estar em conformidade com leis e regulamentos - sejam eles internos ou externos.

Muitos ligam o termo apenas a anticorrupção, à exemplo das constantes notícias relacionadas a fraudes com Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs).

Mas, no universo corporativo compliance dever ser entendido com uma abrangência maior e multidisciplinar. Podemos trazer o cumprimento das relações trabalhistas, fiscais, regulatórias, elaboração de documentos padrões em atendimentos, garantia de acesso à informação, auditorias periódicas e criação de canais eficientes de denúncias e reclamações.

Em uma reunião recente escutei de um médico, "eu só sei salvar vidas". Prova maior da necessidade de criar e difundir programas de conformidade, não há.

Compliance se torna fundamental quando a intenção é manter a credibilidade da instituição ou profissional frente a sociedade.


  • Publicações3
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações149
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/compliance-medico-hospitalar/781776981

Informações relacionadas

Jean Venicios, Estudante de Direito
Artigoshá 3 anos

Conceito E Origem Do Compliance

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)